Shanghai foi o grande centro comercial, durante muitos séculos, e atraiu pessoas de várias partes do mundo e do próprio país. É uma região muito privilegiada devido à grande quantidade de lagos, rios, além de ser banhado pelo Mar da China. Esses fatores e o clima ameno propiciaram ótimas condições para o plantio, a pesca e a criação de animais. A cozinha local é caracterizada pelos seus sabores adocicados, massas e suas técnicas exclusivas como "cozinhar vermelho". Essa técnica consiste em cozinhar carnes em molho de soja deixando-as com um forte tom avermelhado.
Os pratos de peixe e crustáceos de distintos sabores são habituais na cozinha do Leste, que caracteriza-se pelo seu sabor doce. Utilizam sobre tudo peixe e marisco, sobressalientando a sopa condimentada com alho poró. Os pratos mais conhecidos são as ovas de carangueijos com barbatanas de tubarão, ovas de sepia, holoturias (gênero de pepinos-do-mar) ao alho poró, e no relativo a carnes, o frango com molho de Dezhou. Destacam, também, o pato com oito tesouros e as tiras de enguia. São muito saborosos as sanduiches, que existe uma grande variedade, por volta de 300 tipos, como a bola ovo de pomba.
Grande parte das plantações de arroz da China localiza-se nesta região e abastece uma boa parte do país. Existem outros produtos característicos do leste como o molho de soja produzido em Fukien, o vinho de arroz produzido em Shaoshing e o vinagre de Chekiang.
A cidade de Shanghai, cujo nome significa "Sobre o Mar", situa-se a 31,14 graus de latitude norte e 121,29 graus de longitude leste, na parte central do litoral leste da China. Historicamente lembrada por seus antigos nomes—Hu e Shen --, Shanghai é o portão de entrada para a grande bacia do Rio Chang (mais conhecido, fora do País, como Rio Yangtzê). Com uma população urbana e rural de 13 milhões e uma área de 6 341 km², Shanghai possui o porto mais importante da China e se destaca também por sua riqueza histórica e cultural.
Shanghai é um paraíso também para os apreciadores da boa comida, com mais de mil restaurantes servindo 16 dos mais famosos estilos da culinária chinesa, como os de Beijing, Sichuan, Guangdong, Yangzhou e Fujian, da cozinha internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário